Separamos abaixo algumas dicas para otimizar a sua conexão.
Faça testes de velocidade regularmente
De início, uma prática que permite verificar se o seu plano de internet está chegando em plena capacidade em sua residência é recorrer aos testes de velocidade. Atualmente, temos diversas ferramentas para este fim. Uma delas é o fast.com, que usa os servidores da Netflix para medir a velocidade da sua conexão. Outro nome popular é o Speedtest.
Antes de testar, siga o processo abaixo:
1. Primeiro, pause ou feche os downloads em andamento e, de preferência, procure testar a sua conexão usando um cabo de rede em um notebook ou computador. Dessa forma, você consegue testar a capacidade máxima do seu plano, o que não costuma ocorrer com as perdas de sinal que ocorrem no Wi-Fi.
2. Agora, acesse a página da EAQ (Entidade Aferidora da Qualidade) e clique em ‘Iniciar teste’.
No fim, o site mostrará os resultados. Compare as velocidades com o que é oferecido pelo seu plano de internet para conferir se está tudo de acordo.
Lembrando que, segundo as regras da Anatel, os provedores devem garantir pelo menos 40% da velocidade contratada das 10h às 22h. A média mensal, por sua vez, não deve ser menor que 80% da velocidade.
Um fator importante é que as operadoras só garantem a velocidade por conexão cabeada, por isso é importante tentar fazer os testes usando um cabo de rede. Caso note algo errado, entre em contato com a sua operadora.
Reinicie o modem ou roteador
Mesmo que essa prática não deixe a sua internet mais veloz, o simples ato de desligar e ligar o seu modem ou roteador pode ajudar a sanar alguns problemas simples em sua conexão.
Os próprios provedores recomendam fazer isso de vez em quando. O processo é simples: desligue o roteador ou o seu modem da tomada, espere alguns segundos e ligue o dispositivo novamente até notar que a internet voltou a funcionar.
Nem sempre o culpado é o roteador, se o seu computador ou celular já está ligado por vários dias seguidos, reinicie os dispositivos também. Outra opção é desligar e ligar o Wi-Fi, o que também costuma ajudar.
Mantenha o navegador atualizado
Além de uma navegação mais segura, é fundamental manter o seu navegador atualizado. A boa notícia é que normalmente isso é feito automaticamente.
Para checar se está tudo certo, acesse as configurações do seu browser e procure pela versão instalada.
Aproveite a ocasião para limpar o cache do navegador, basicamente são arquivos temporários que servem para melhorar o carregamento das páginas. Quando esses arquivos começam a se acumular, é interessante limpar o cache do seu navegador, o que é feito pelas configurações do seu browser.
via https://olhardigital.com.br/