Algumas dessas funções estão ativas por padrão, já outras, como reconhecimento de fala ou histórico da área de transferência, precisam ser habilitadas manualmente pelo usuário. Abaixo, você conhece esses e outros recursos e aprende como usá-los no seu computador.
Atender ligações do celular
O Windows 10 permite que você utilize recursos do seu celular no computador. Entre as várias opções, está a possibilidade de realizar chamadas telefônicas usando o PC: dessa forma, você pode ligar para quem quiser, usando um fone de ouvido com microfone no computador, sem precisar tirar o celular do bolso.
Para ter acesso ao recurso, você precisa vincular o seu smartphone com o app Seu Telefone do Windows 10. Com o aplicativo aberto, selecione “Chamadas” no menu esquerdo: você precisará autorizar o recurso no celular no primeiro uso, mas daí em diante poderá realizar ligações sem complicação direto do PC.
Girar a tela de cabeça para baixo
Comum em pegadinhas, esse recurso permite que você redefina a orientação da tela do computador a partir de 90°: a ideia é que você possa ajustar a tela do Windows aos seus monitores de acordo com o uso. Programadores, por exemplo, costumam deixar monitores na vertical para que mais código caiba na tela, aumentando a produtividade na hora de programar.
Para fazer isso, há duas formas. Pelo teclado, usando CTRL + ALT e as setas de direção, movendo a tela de acordo com a sua necessidade. Outra opção é por meio das “Configurações” do Windows 10: em “Sistema”, acesse “Vídeo” e encontre as opções de “Orientação de tela”.
Parar de digitar e começar a ditar
O Windows 10 oferece tecnologias de reconhecimento de fala que possibilitam ao usuário ditar texto para pesquisas, mensagens, documentos no Word ou mesmo e-mails. A ferramenta usa o microfone ligado ao seu computador (ou embutido, no caso de alguns laptops) e tem boa precisão na hora de reconhecer texto: a única deficiência do recurso é a pontuação, que você terá de fazer manualmente.
Para acessar o reconhecimento de fala é só usar o atalho tecla Windows + H em qualquer parte do sistema: a barra superior mostra o texto formado pelo recurso enquanto você fala. Para encerrar o ditado, é só dizer “encerrar ditado”, ou fechar o recurso.
Melhorar a performance das buscas do Windows
O sistema de buscas internas do Windows 10 é bastante robusto e permite que o usuário realize personalizações, seja para atingir mais performance, evitando que o processo de indexação de informações deixe o PC lento; seja para garantir buscas mais precisas, garantindo que o Windows 10 tenha acesso a tudo na hora de fazer pesquisar.
Para mexer nas configurações, acesse a opção “Pesquisa” dentro do app de “Configurações” e escolha “Pesquisando no Windows”. Escolhendo “Clássico”, o sistema de indexação de dados não vai pesar tanto, mas você terá acesso a dados apenas da área de trabalho e das bibliotecas (Documentos, Imagens, Vídeos e etc) do Windows 10. Em “Avançado”, você poderá buscar em todas as pastas, mas a performance do seu computador pode sofrer um pouco – especialmente em máquinas sem SSDs.
Personalizar o prompt
O Prompt de Comando é uma ferramenta útil para quem precisa rodar aplicações sem interface gráfica, ou que precisa de acesso a comandos internos do Windows. Ainda que simples, o app oferece alguns recursos de personalização: você pode mudar as dimensões da janela, definir uma cor de fundo diferente do preto padrão e até alterar fontes e tamanho de texto.
Para fazer tudo isso, abra o Prompt de Comando (busque por “cmd” na pesquisa do Windows 10) e depois o aplicativo. Selecione o ícone localizado na barra superior e escolha a opção “Propriedades” no menu que será aberto. Na nova janela, você pode encontrar todas as opções de personalização do antigo terminal de comandos da Microsoft.
Histórico da área de transferência
O Windows 10 conta com um recurso que constrói um histórico da sua área de transferência, permitindo que você acesse itens mesmo depois de algum tempo para colá-los: texto, imagens, arquivos, o que você tiver copiado ou recortado no sistema vai parar lá.
Para usar a ferramenta, você precisa ativá-la. Abra as “Configurações” do Windows 10 e, em “Sistema”, encontre “Área de Transferência”. Ative a opção “Histórico da área de transferência” e, a partir de agora, sempre que você acessar o histórico com a Tecla Windows + V terá acesso a tudo que você copiou e colou no computador.