SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3151-9551

7 dicas para melhorar o desempenho do Google Chrome

O navegador da Google é conhecido por deixar computadores, celulares e iPads lentos, mas com essas dicas você não vai passar raiva

Se você possui mais do que uma guia do Google Chrome aberta, você provavelmente teve que esperar mais do que gostaria para suas páginas carregarem. Isso não é apenas uma coisa do seu navegador, uma vez que o Chrome é tão ‘viciado’ em memória RAM que desacelera tudo o que você tenta fazer no seu dispositivo.

Caso você use o navegador do Google no seu computador, aqui estão dicas de atualizações que podem tornar a experiência um pouco mais rápida:

Feche as guias abertas

Reprodução

A razão pelo qual o Google Chrome costuma deixar tudo mais lento é porque ele precisa de muita memória para executar seus programas. Em outras palavras, o Chrome é viciado em RAM e isso significa que deixar várias guias abertas faz o navegador consumir muita memória. Afinal, você já deve ter percebido que ele demora muito para carregar as páginas quando você está com várias abas abertas, certo? Portanto, fechar a maioria delas vai liberar a memória do sistema e tornar seu navegador mais rápido.

Delete extensões desnecessárias

Reprodução

Para essa dica vale o mesmo pensamento que tivemos a respeito das guias abertas: se você está com várias extensões baixadas, elas vão consumir a memória do seu sistema. Nesse caso, elas não vão deixar só o Chrome mais lento, mas seu sistema também. Além disso, você provavelmente deve ter instalado um monte de plugins no seu navegador que você nem lembra de ter baixado. Para apagá-los é bem fácil:

  1. Entre em ‘Configurações’
  2. Nesta página, é possível ver todas as extensões instaladas
  3. Para apagá-las, clique em Remover

Atualize o Google Chrome

Reprodução

Seu navegador pode estar lento porque você não está rodando a última versão do programa. Na maioria das vezes, o Google atualiza sozinho, mas algumas vezes é necessário fazer o procedimento manualmente. Para isso, siga o passo a passo:

  1. Entre em ‘Configurações’
  2. No menu ao lado direito, desça até Extensões e clique em Sobre o Google Chrome
  3. Essa página indicará se o navegador está rodando a última atualização, caso não esteja, é possível instalar manualmente

Use o recurso para pré-carregar páginas

Reprodução

O Google possui um recurso que permite que as páginas carreguem mais rápido do que em outros navegadores. Basicamente, ele vai pré-carregar a página que você está visitando usando cookies que o Chrome coletou durante visitas anteriores. Em outras palavras, este recurso permite navegar por páginas bastante visitadas muito mais rápido que o normal. Para isso, siga as etapas abaixo:

  1. Entre em ‘Configurações’
  2. No menu ao lado direito, clique em Avançado
  3. Clique em Privacidade e segurança
  4. Habilite a configuração Pré-carregar páginas para possibilitar navegação e pesquisa mais rápidas

Encontre softwares nocivos

 
Reprodução
Tanto o Google quanto o Windows possuem ferramentas de limpeza bastante decentes, que podem ajudar a se livrar de malware ou de programas indesejáveis que estão deixando o navegador lento. Veja a seguir:
  1. Entre em ‘Configurações’
  2. No menu ao lado direito, clique em Avançado
  3. Clique em Redefinir e limpar
  4. Clique em Limpe o computador
  5. Na aba Encontrar software nocivo clique em Buscar
  6. Deixe habilitada a preferência “enviar ao Google detalhes sobre softwares nocivos, configurações do sistema e processos encontrados no seu computador durante a limpeza”

Resete as configurações do Google

Reprodução

Nenhuma pesquisa por softwares nocivos encontrará algo se o problema estiver no próprio Chrome. Por isso, caso algum malware ou vírus tiver entrado na sua versão do Google e esteja exibindo anúncios irritantes em pesquisas ou deixando o sistema mais lento, uma maneira resolver o problema é resetando o navegador.

A opção de resetar vai reiniciar sua página inicial, a página de nova guia, mecanismo de pesquisa padrão e guias fixadas. Além disso, a redefinição do Chrome também desativará todas as extensões e limpará os dados temporários. Não se preocupe, isso não excluirá seus favoritos, senhas salvas e histórico.

  1. Entre em ‘Configurações’
  2. No menu ao lado direito, clique em Avançado;
  3. Vá em Redefinir e limpar;
  4. Clique em Restaurar configurações para os padrões originais;
  5. Clique em Redefinir configurações.

Limpe imagens e arquivos armazenados em cache

Reprodução

Uma opção menos agressiva do que resetar é limpar o seu cache. Isso pode tornar a pesquisa mais rápida, uma vez que você deve possuir imagens de cache de vários anos gravadas na memória do disco. Para apagá-las também é fácil:

  1. Entre em ’Configurações’
  2. No menu ao lado direito, clique em Avançado;
  3. Clique em Privacidade e segurança;
  4. Clique em Limpar dados de navegação;
  5. Selecione apenas imagens e arquivos armazenados em cache;
  6. Clique em Limpar dados
Via: Softonic | https://olhardigital.com.br