:: Como aumentar a segurança no WhatsApp?

Segurança em um aplicativo tão usado como o Whatsapp é fundamental e por mais que o serviço já ofereça recursos, é sempre bom reforçar

Por Renata Mendes Gonçalves, editado por Bruno Ignacio de Lima 

O WhatsApp oferece criptografia de ponta a ponta desde 2016, um método de segurança que protege a comunicação. Isso significa que apenas o remetente e o destinatário podem ver as mensagens, fotos, vídeos, chamadas, documentos e atualizações de status trocadas pelo aplicativo. 

Ainda assim, é possível proteger mais a sua conta, como ativar a confirmação em duas etapas, por exemplo. Essa é uma senha de seis dígitos, também conhecida como PIN. Os golpistas não conseguirão clonar o WhatsApp apenas com o código enviado por SMS.

A seguir, listamos outras ações que você pode executar para aumentar a segurança no WhatsApp.

1- Proteger conversas sensíveis com senha ou biometria

O WhatsApp possui uma função que permite proteger as conversas com uma senha ou biometria, isso permitirá mais segurança para que as mensagens fiquem privadas e separadas de outras, em uma pasta de conversas trancadas.

Para proteger uma conversa, pode:

  • Acessar a conversa que quer proteger
  • Tocar no ícone do contato (do lado da foto, em cima do nome do contato)
  • Selecionar “Conversas trancadas”
  • Ativar a opção e confirmar com senha, biometria ou Face ID.

2- Ativar verificação em duas etapas

Realizar a verificação em duas etapas adiciona mais segurança para proteger suas conversas de WhatsApp. Para isso, faça o seguinte:

  • Abra as Configurações do WhatsApp
  • Toque em “Conta” > Confirmação em duas etapas > “Ativar
  • Introduza um PIN de seis dígitos e confirme
  • Insira um endereço de e-mail ao qual tem acesso ou toque em “Pular” se não quiser adicionar um e-mail.

3- Excluir mensagens e/ou conversas

Você pode excluir uma mensagem depois de lida, deletando do chat. Pode fazer isso selecionando as mensagens que quer apagar ou até mesmo, pode apagar todo o histórico da conversa.

4- Exportar conversas

Se não quiser apagar mensagens, é possível exportar conversas para um arquivo de texto.

Com o WhatsApp aberto, selecione a conversa (individual ou em grupo):

  • Toque no ícone de três pontos, selecione a opção “Mais” > “Exportar Conversa” no dispostivo Android. No iPhone, toque sobre o nome do contato/grupo, arraste a tela para baixo e selecione a opção “Exportar conversa”. Escolha se vai incluir arquivos de mídia (demoram mais para exportar)
  • Selecione o meio desejado para fazer a operação e prossiga para abrir um navegador web e acessar um conversor de documentos online.
  • Toque em “Selecionar arquivos”, carregue o arquivo .txt exportado a partir do WhatsApp e toque em “Converter”. Depois que conversão for concluída, toque em “Descarregar” para baixar o arquivo PDF no seu dispositivo.

5- Evite fazer login em aparelhos de terceiros

Às vezes, em alguma emergência ou problema no seu smartphone, você opta por se logar em um celular emprestado para usar seu WhatsApp e pode correr algum risco. Esse outro celular pode ter alguma conduta ilegal instalada, como um app espião, e ao sair, você pensa que a conta vai se deslogar automaticamente.

Mas é bom verificar as configurações da conta e ver quais aparelhos estão ativos nela. Se algum aparelho que não é seu estiver ativo, faça a remoção.

6- Proteja seu WhatsApp Web

O WhatsApp Web não tem um meio nativo para proteger as suas conversas com senha. No entanto, pode utilizar extensões para proteger o acesso como:

  • WA Web Plus – esta extensão oferece funcionalidades de segurança para garantir o acesso restrito ao WhatsApp Web. Pode utilizar a extensão para embaçar mensagens, nomes de contatos e fotos de contatos.
  • Block Site – esta extensão oferece funcionalidades de segurança para garantir o acesso restrito ao WhatsApp Web.
  • Privacy Extension For WhatsApp Web – esta extensão permite ocultar conteúdo sensível do mensageiro no PC. Pode escolher quais conteúdos deseja ocultar, como mensagens, nomes de contatos e arquivos de mídia. Para ver novamente o conteúdo oculto, basta passar o mouse sobre cada item. 

Também pode utilizar uma senha para proteger o WhatsApp Web no seu PC.

7 – Use sempre o app oficial e evite versões e extensões

Diferentemente do WhatsApp Web em que você pode usar extensões confiáveis para segurança dos seus dados, com o app original do WhatsApp, elas não são recomendadas. 

Quando você decide usar uma versão, é exatamente a quantidade de extensões oferecidas que chamam a atenção. Isso porque muitas delas adicionam muitos recursos que o app antigo não oferece.

Acontece que muitas dessas versões podem se aproveitar para roubar dados e informações contidas nas mensagens do WhatsApp. Portanto, baixe o aplicativo somente nas lojas oficiais do seu smartphone (Play Store para Android e App Store para iOS). Confirme se é realmente o WhatsApp original (WhatsApp Inc.)

8 – Ativar Modo Temporário

Quando as mensagens temporárias estiverem ativadas, todas as novas conversas individuais começam com as mensagens temporárias definidas para a duração que selecionou. Com esse recurso,as mensagens e arquivos enviados somem logo após serem visualizados. É uma forma de segurança para mensagens de WhatsApp que sejam sensíveis ou sigilosas.

  • Abra o WhatsApp e selecione um contato e toque no nome dele
  • Toque em “Mensagens temporárias” e, se preciso, em “Continuar”
  • Selecione “Ativadas”.
  • Toque em “Configurações” > “Privacidade”“Duração padrão” e selecione a duração desejada.
  • Selecione 24 horas, 7 dias ou 90 dias.
  • Selecione as conversas em que quer ativar as mensagens temporárias.
  • Toque em “Concluído”

via olhardigital.com.br