SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3151-9551

Autenticação em 2 etapas reduz invasões do Google pela metade; ative agora

Adriano Ferreira

 

As buscas por “como impedir o roubo de identidade” aumentaram mais de 110 no ano passado, segundo o Google. No mesmo ano, um levantamento da empresa aponta que as invasões de contas de clientes que configuraram a autenticação em duas etapas caíram 50%.

De acordo com a companhia, 2021 registrou 150 milhões de pessoas adotando o recurso de segurança.

O que é autenticação em dois fatores?

O recurso funciona como uma camada extra de segurança que diminui as chances de você ter sua conta invadida. Também conhecida como autenticação em duas etapas, a função está presente em diversos serviços online, como WhatsApp, Facebook, Instagram e TikTok.

Uma vez ativada, toda vez que fizer um novo login, será enviado um código para confirmar a tentativa de acesso. A ideia é verificar que você é você mesmo.

Andrew Martinez, presidente-executivo da HackerSec, empresa de cibersegurança, explica que o recurso de segurança evita clonagens, como geralmente acontece no WhatsApp, um dos alvos de cibercriminosos.

“No Whatsapp, o primeiro fator de segurança é um SMS enviado pelo próprio aplicativo sempre que um novo número for associado a uma conta. O segundo fator de segurança é uma senha que o próprio usuário escolhe e é solicitada em dois momentos: de tempos em tempos, pelo próprio aplicativo ou quando o número for cadastrado em um novo aparelho”, explica.

Instagram post - 22

 

 

via https://www.uol.com.br/tilt/