SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3151-9551

Chrome 88 ganha novos recursos para proteção de senhas

Lançado no início desta semana, o Chrome 88, nova versão do navegador do Google, tem mais recursos chegando em breve. A empresa anunciou, para as próximas semanas, a distribuição de uma série de funções que prometem aprimorar a segurança do usuário em relação às suas senhas.

A que merece destaque é a capacidade de analisar senhas e descobrir se elas são muito fracas ou se já estão comprometidas, permitindo fazer as devidas correções com apenas alguns cliques.

Para acessar o recurso, basta clicar na imagem do seu avatar (canto superior direito do browser) e, em seguida, selecionar o ícone em formato de chave. Um clique já dará início a uma varredura rápida.

Também está chegando ao Chrome 88 a função de edição de senhas e credenciais de acesso no menu de configurações (apenas para desktop e usuários iOS, nada de Android por enquanto). A ideia é concentrar em um só lugar as suas senhas armazenadas, sem precisar acessar o site do qual aquelas credenciais pertencem.

O Google aproveitou ainda para compartilhar algumas informações de segurança. Segundo a empresa, o recurso Safety Check do Chrome é usado cerca de 14 milhões de vezes por semana. Ele permite rodar uma análise na segurança de sua navegação, aprimorando as práticas de proteção. Graças a isso, senhas armazenadas no Chrome tiveram 37% de redução de quebra ou invasão.

No iOS, o recurso de “auto completar” do Chrome já permitiu a usuários do iPhone se conectarem rapidamente a aplicativos, em uma média de 3 milhões de novos logins por semana. Além disso, a empresa adicionou a autenticação por biometria, prometendo o mesmo recurso “logo” para o Android.

Vale lembrar que o Chrome 88 é a primeira versão do navegador do Google sem o suporte ao Flash. A Adobe descontinuou o recurso no fim de 2020 (veja aqui como removê-lo do seu computador), então as empresas que fazem os navegadores mais conhecidos da internet já estão atualizando seus programas para refletir isso.

As novas funções do Chrome 88 chegarão “nas próximas semanas”.

Fonte: Google via https://olhardigital.com.br/