SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3151-9551

Coisas que a Google Assistente faz que poucos usuários sabem

Assistente virtual é capaz de dar informações sobre as eleições, enviar mensagens, converter unidades, comparar preços e mais

Por Isabela Cabral, para o TechTudo

Google Assistente é uma ferramenta de inteligência artificial do Google, que oferece diversos recursos para facilitar a vida dos usuários. Por isso, alguns deles são desconhecidos pela maioria das pessoas, como a função de converter unidades, encontrar uma determinada foto ou até mesmo enviar uma mensagem no WhatsApp. A assistente virtual grátis é nativa nos celulares com sistema Android, mas pode ser instalada também em iPhone (iOS).

Para começar uma interação com a Google Assistente, basta dizer “Ok, Google”. Quando o app surgir na tela, você já pode fazer perguntas e dar comandos. Conheça, na lista a seguir, algumas funções úteis da Google Assistente e aproveite melhor o serviço no seu smartphone.

Converter unidades

Uma função bem útil é o conversor de moedas e unidades de medida. Durante viagem em outros países, por exemplo, é bastante comum que os padrões sejam diferentes. A Google Assistente pode dar esse tipo de informação com agilidade. Faça perguntas como “quantos quilômetros são 12 milhas?”, “um galão equivale a quantos litros?” ou “quanto é 150 euros em reais?” e, assim, obtenha respostas em segundos.

Mandar mensagem no WhatsApp

O contato com os amigos é facilitado pela ferramenta do Google. Use os comandos de voz com a Google Assistente para enviar mensagens texto ou áudio por meio do WhatsApp. Isso pode ser útil em casos que o usuário esteja ocupado, como durante a preparação de uma receita. Para se comunicar com a ferramenta, primeiro, diga: “envie um WhatsApp para…”, com o nome do contato desejado. Em seguida, a Assistente vai perguntar sobre o conteúdo da mensagem, então, você vai ditar e ela vai escrever. Por fim, basta confirmar.

Encontrar lugares próximos

Essa alternativa é ótima para viagens ou mesmo para quando você está em uma área da cidade que não conhece tanto. A assistente virtual do Google pode ajudar a encontrar restaurantes, bares, lojas, parques, museus e outros locais próximos. Você pode perguntar, por exemplo, “onde fica a farmácia mais próxima?”, “quais são os pontos turísticos por perto?” ou “quais são os melhores restaurantes na região?”. Assim, o turista consegue realizar seus afazeres de maneira mais rápida e sem estresse.

Consultar o dicionário

A Google Assistente promete tirar todas as dúvidas com o suporte da ferramenta ao dicionário. Caso tenha ouvido ou lido uma palavra desconhecida e queira descobrir o que significa, basta dizer: “defina…”, “qual é a definição de…?” ou “o que significa…?” mais o termo em questão. Em seguida, o aplicativo irá exibir as definições e os sinônimos mais comuns para a palavra de forma prática.

via techtudo.com.br