SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3151-9551

Como adicionar o Google Drive ao ‘Explorador de Arquivos’ do Windows

Os usuários de Windows já estão familiarizados com o ‘Explorador de Arquivos’ (ou File Explorer em inglês). No Windows 10 (e agora no 11), a Microsoft trouxe aprimoramentos ao seu gerenciador de arquivos, como a possibilidade de acessar dados salvos na nuvem.

Veja como tirar proveito do recurso adicionando o Google Drive como uma unidade de armazenamento no sistema.

Adicionando o Google Drive ao Windows

Caso precise acessar o Drive várias vezes ao dia, essa é uma forma de ter o serviço a poucos cliques de distância, dispensando ter que acessá-lo por meio do navegador.

1. O primeiro passo é baixar o ‘Drive para computador’ para Windows.

2. Em seguida, prossiga com a instalação do arquivo.

3. Por fim, faça o login com a sua Conta do Google para iniciar a sincronização dos dados.

O Google Drive oferece duas opções de acesso no PC: espelhamento streaming. O espelhamento duplica todos os arquivos na nuvem em seu computador. Dessa forma, você pode editá-los até mesmo offline.

Já o streaming, por sua vez, mantém os arquivos na nuvem para economizar espaço de armazenamento. Por padrão, o aplicativo utiliza a opção de espelhamento de arquivos.

Todo o processo de instalação é intuitivo e leva pouco tempo. Depois de finalizado, você verá que o Google Drive é atribuído automaticamente pelo Windows como unidade ‘G:’ (uma alusão ao Google).

Ao clicar no ícone do Explorador de Arquivos, você verá uma pequena estrela azul e o rótulo “Acesso Rápido”, o acesso ao Google Drive ficará sempre listado aqui ao alcance do usuário.

Você também pode acessar o Drive a partir do menu Iniciar, ou, se preferir, fixá-lo na barra de tarefas do Windows clicando sobre o ícone com o botão direito do mouse > ‘Mais’ > ‘Fixar na barra de tarefas’.

Pronto! Agora você já sabe como acessar o Google Drive no Explorador de Arquivos do Windows. No fim, manter os seus arquivos mais perto pode ajudar até a melhorar a sua produtividade caso precise utilizar o serviço diariamente. Vale lembrar que o Drive oferece 15 GB de armazenamento gratuito a todos que possuem uma conta do Google.

via olhardigital.com.br