SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3151-9551

Confira sinais de que seu PC pode estar com vírus

Por melhores que sejam os antivírus, nem sempre eles conseguem detectar todos os códigos maliciosos que são capazes de infectar o seu computador. Os motivos para isso variam desde a diminuição da capacidade do programa por conta da ameaça, até um vírus que seja “discreto” e potente o suficiente para burlar as defesas da máquina.

No entanto, há uma série de comportamentos diferenciados de um computador que evidenciam sua invasão por um vírus. Confira, a seguir, alguns indícios de que pode haver um malware impedindo que o seu computador funcione corretamente:

PC com vírus: pop-ups aparecendo de repente

Caso o seu computador apresente muitas janelas saltando na tela com propostas de instalação de programas ou até promoções e prêmios, isso pode indicar que a máquina foi infectada por algum vírus. Quando esses pop-ups aparecerem, feche-os com calma e procure um especialista para averiguar o problema. Jamais clique nos links dentro das janelas.


Popu-ps aparecendo de repente indicam vírus (Imagem: Reprodução/Quick Clean Code)

PC com vírus: programas falsos de segurança

Assim como as propagandas que aparecem de repente, existem vírus que se disfarçam de programas de segurança que, supostamente, detectaram ameaças ao seu computador. Caso algum anúncio de um antivírus que você não instalou apareça, feche-o e não selecione nenhuma das opções que ele apresenta.


Programas falsos de segurança também indicam vírus (Imagem: Reprodução)

PC com vírus: redirecionamento automático em sites

Se você está em um site e, subitamente, é levado até outro, feche a janela e não continue navegando. Por mais que a janela pareça inofensiva ou leve até o nome de um programa que você tenha instalado, sugerindo atualizações, não clique nos links que ela apresentar, uma vez que eles indicam que seu computador, provavelmente, foi exposto a alguma ameaça. Atualize seu antivírus e realize uma varredura nestes casos. Vale também limpar o cache do navegador e desinstalar extensões para resolver o problema.


Redirecionamento automático: problema indica vírus (Imagem: Reprodução/9to5Google)

PC com vírus: firewalls e antivírus desabilitados sem permissão prévia

Se você, durante uma varredura ou manutenção de rotina do computador, notou que seu antivírus simplesmente não está ligado, isso pode ser um indicativo de que ele foi infectado por algum vírus. Quando isso acontecer, habilite o antivírus novamente o mais rápido possível e realize uma varredura. Vale também consultar um profissional.


Antivírus desligados requerem atenção especial (Imagem: Reprodução)

PC com vírus: posts suspeitos em redes sociais ou e-mails que você não enviou

Se seus amigos andaram se queixando de posts ou e-mails dos quais você supostamente é o autor, suspeite. Isso porque esse é um indicativo clássico de que seu computador pode estar com vírus. Nesse caso, atualize seu antivírus, desinstale programas suspeitos, mude a senha de suas redes sociais e, caso ache necessário, procure um profissional.


Atente-se a qualquer post suspeito em suas redes sociais (Imagem: Canaltech)

PC com vírus: tráfego de Internet fora do normal

Outro indicativo de que seu computador pode estar com vírus consiste em uma internet extremamente lenta. Isso porque, dependendo do tipo de malware em seu PC, ele pode usar sua banda para baixar dados e arquivos ou até mesmo “roubar” sua conexão. Caso isso ocorra, vale recorrer a programas que monitoram o tráfego de sua Internet, como o iTraffic Monitor. Além disso, qualquer programa suspeito ou extensão devem ser imediatamente excluídos do computador. Atualize também o antivírus.

Fonte: https://canaltech.com.br