SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3151-9551

Conheça 4 dicas para manter seu notebook em boas condições de uso

Sendo um dos principais equipamentos de uso diário para inúmeros profissionais, os notebooks estão presentes nos ambientes de trabalho, estudo ou entretenimento. De fácil transporte e com um tamanho portátil, tem na praticidade uma característica única, além de configurações que são capazes de dar conta dos diferentes tipos de necessidades. Mas é preciso seguir alguns cuidados para sempre manter a sua máquina em boas condições de uso.

1. Evite utilizar o notebook no colo ou em superfícies fofas

Muita gente gosta de assistir filmes com o notebook apoiado em uma almofada ou até mesmo trabalhar sentado na cama com o aparelho no colo.

Apesar do aparente conforto, essa atitude não é recomendada, pois oferece riscos tanto à saúde do usuário quanto pode danificar algumas peças do laptop.

No primeiro caso, as dores na coluna podem acontecer. Afinal, é difícil manter a coluna devidamente ereta estando sentado em uma cama.

No caso do notebook, ao ficar em cima de almofadas ou colchões, as ventoinhas podem ter dificuldade para realizar o giro, o que tem impacto direto no aquecimento da máquina.

2. Nunca instale programas de origem desconhecida

Seu notebook pode enfrentar sérios problemas caso você instale programas com vírus ou malware.

Vale a pena também evitar redes Wi-Fi abertas, pois elas ficam expostas a softwares que trazem riscos ou até mesmo possíveis danos ao usuário.

A dica é sempre observar se a fonte é confiável antes de baixar qualquer programa. Se ficar na dúvida, consulte um especialista.

3. Mantenha a limpeza em dia

Sendo uma máquina altamente requisitada, o seu notebook merece um carinho especial. Sabendo-se que o acúmulo de poeira e sujeira acontece frequentemente, nada melhor do que uma limpeza rotineira tanto por dentro quanto por fora.

Priorize os locais de maior acúmulo de poeira, como teclado, tela e saídas de ar. Na parte interna, a dica é levar a uma assistência autorizada.

Se você não mantiver essa rotina, as chances de comprometimento da vida útil do seu notebook aumentam consideravelmente.

4. Guarde em locais limpos e seguros

Sendo um equipamento com peças altamente sensíveis, o laptop deve sempre ser guardado em um ambiente com boa ventilação, baixa umidade e temperatura adequada.

Mantenha sempre seu notebook distante de outros aparelhos elétricos, pois eles podem gerar um forte campo magnético. Exemplos são motores ou alto-falantes.

Evite a exposição ao sol e nunca transporte o seu equipamento ligado. Isso porque o disco rígido da máquina continua funcionando e movimentos bruscos podem pressionar a peça, afetando o disco de gravação.

via olhardigital.com.br