SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3151-9551

Máquina de hambúrgueres autônoma dispensa cozinheiros e atendentes

Invenção da RoboBurguer, empresa de robótica dos Estados Unidos, promete entregar um lanche fresquinho em cerca de seis minutos. Robô dispensa cozinheiros e atendentes.

Por Igor Nishikiori, para o TechTudo

Visitantes do shopping Newport Centre, em Nova Jersey, Estados Unidos, já podem experimentar o “primeiro hambúrguer no mundo feito inteiramente por um robô”. Trata-se de uma máquina automática criada pela empresa RoboBurger que promete entregar um lanche fresquinho em cerca de seis minutos. No valor de US$ 6,99 por hambúrguer (por volta de R$ 32, na cotação atual), a invenção dispensa cozinheiros e até atendentes, já que todo processo, desde o pedido do cliente, é realizado por ela.

Seu visual é semelhante ao de uma máquina de refrigerantes e ocupa um espaço de pouco mais de 1 m². Dentro dela, ficam os ingredientes e um robô que controla todo o processo de fritar o hambúrguer, esquentar o pão, acrescentar condimentos, montar na caixa e entregar ao cliente.

O inventor do robô, Audley Wilson, chegou a trabalhar em um restaurante durante a graduação, quando conheceu na pele os problemas de uma cozinha tradicional. Foi então que ele uniu sua paixão por robótica com sua formação em administração para fundar a RoboBurger.

Segundo a empresa, todos os ingredientes são de alta qualidade, com carne do tipo Angus Beef sem uso de hormônio ou antibióticos, e pão produzido de maneira artesanal. Além disso, a máquina conta com um sistema de autolimpeza aprovado pela National Sanitary Foundation (NSF), que estabelece um mínimo de proteção sanitária na área de alimentos.

A RoboBurger pretende, em breve, expandir seu negócio para outros locais ao redor dos Estados Unidos, como universidades, aeroportos, escritórios e bases militares.

Um dos pontos negativos da invenção é que ela ainda não possui variação de cardápio, fora o tradicional cheeseburger. Nesse sentido, ela é diferente do robô-cozinheiro da Miso Robotics, que é capaz de montar diversos tipos de sanduíches, além de fritar batatas. Porém, ele ocupa mais espaço que a máquina da RoboBurger e não é completamente autônomo, pois é operado por funcionários do restaurante.

Com informações de RoboBurger Engadget via techtudo.com.br