SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3151-9551

Melhores extensões para usar no Google Meet

O Google Meet (Android | iOS | Web) é um dos aplicativos de videochamadas que mais tem bombado desde 2020, quando o mundo se isolou por conta da pandemia de covid-19. O que muita gente talvez não saiba é que o programa é compatível com extensões que aumentam ainda mais a produtividade no uso do serviço.

A seguir, o Canaltech preparou uma lista com 8 extensões bem úteis para você usar no Google Meet. Todas elas funcionam apenas na versão web da plataforma e para navegadores baseados no Chromium, o que inclui Google Chrome, Microsoft Edge, Opera e Brave.

8 extensões úteis para usar no Google Meet

Google Meet Enhancement Suite

Considerada por muitos como uma das melhores extensões para quem quer extrair o máximo do Google Meet, o plug-in Google Meet Enhancement Suite traz dezenas de recursos adicionais que tornam a plataforma mais sofisticada e próxima do Zoom.

Entre as principais funções está uma opção que silencia o microfone automaticamente e o ativa com apenas um botão, e o recurso de ingressar em chamadas com apenas um clique, sem precisar passar pela tela de espera ou aguardar a aprovação do anfitrião da videoconferência.

A extensão ainda conta com uma modalidade Pro, que é paga e libera mais recursos.

Dualless

Com a extensão Dualless, você pode dividir a janela do navegador em duas partes separadas. Uma vez divididas, as páginas podem ser enquadradas nas proporções (aspect ratio) de 3:7, 5:5 e 7:3.

A principal proposta desta extensão é beneficiar a visualização de dois conteúdos distintos, um deles sendo o Google Meet. É ideal para quem deseja ter funcionalidades de múltiplos monitores, mas que não tem uma segunda tela, de fato.

Meetric

Meetric é uma extensão voltada inicialmente para o Google Calendário, mas os usuários (e a própria desenvolvedora da ferramenta) viram que o plug-in poderia ser usado no Google Meet.

E o que ela faz? Adiciona um bloco de anotações na lateral direita do navegador. A ideia é que você use esse editor de texto sem precisar abrir um novo programa e, consequentemente, minimizar ou diminuir o tamanho da janela da videochamadas. Se outras pessoas também tiverem o Meetric instalado, a mesma janela de conteúdo pode ser editada em conjunto.

Google Meet Push-to-Talk

Silenciar o próprio microfone no Google Meet é uma tarefa relativamente simples. Porém, algumas pessoas podem se esquecer de manter o áudio desligado, criando situações um tanto constrangedoras. Pensando nisso, a dica é usar a extensão Google Meet Push-To-Talk, que muta o aplicativo por padrão e só ativa o som ao manter a barra de espaço pressionada.

Attendance for Google Meet

Voltada para professores, o Attendance funciona como uma lista de chamada virtual que registra a presença de todos os alunos durante uma videoconferência. A marcação é feita de forma automática, e basta que o estudante entre na chamada para já ser registrado na lista.

O status é atualizado em tempo real, o que significa que, se o aluno ficar ausente ou sair do link, o professor é avisado imediatamente. O anfitrião ainda pode criar mais de uma lista de chamada, além de exportar todas as listas para o Google Apresentações (Sheets) ou Drive, ou como um arquivo de planilha do Excel.

Link to Text Fragment

Desenvolvida pelo Google, a extensão Link to Text Fragment permite que você crie links personalizados a partir de trechos de textos. Dessa forma, você pode enviar para outras pessoas somente o que achar importante, evitando que os participantes de uma chamada percam o foco no que você estiver falando ou apresentando.

Para usar a extensão, selecione o trecho que você quer enviar como um link e clique com o botão direito do mouse sobre a seleção. Depois, escolha “Copy Link to Selected Text” para que a extensão gere um link compartilhável. Quando as outras pessoas abrirem aquele link, elas serão direcionadas a uma página contendo apenas o trecho do texto selecionado por você.

RPG Meet Dice Multiplayer

Você tem um grupo de amigos que jogam RPG de mesa à distância? Então a extensão RPG Meet Dice Multiplayer é uma ótima pedida, dispensando que cada jogador tenha um tabuleiro físico próprio em suas casas.

O utilitário inclui uma pequena janela no lado direito da chamada do Google Meet que reúne dados de várias faces, além de permitir a inclusão dos itens presentes no jogo de tabuleiro. Já existem pré-definições prontas para serem usadas, mas também é possível definir esses elementos manualmente.

Há ainda a possibilidade de adicionar um avatar personalizado com a foto do seu personagem e um tocador de música universal que reproduz a mesma canção para todos os participantes da chamada.

Snap Camera

Nossa última sugestão não é uma extensão para Google Chrome ou Meet, mas pode ser usada no aplicativo de chamadas do Google. Trata-se do Snap Camera, um programa para Windows e Mac desenvolvido pelo Snapchat, com dezenas de filtros divertidos para você usar enquanto participa de uma videoconferência.

O Snap Camera é “conectado” ao Google Meet nas configurações de webcam. Por lá, é só alterar a sua câmera tradicional pela opção “Snap Camera”. Mas importante: primeiro, abra o utilitário do Snapchat e selecione o filtro desejado, uma vez que não é possível fazer essa alteração quando já tiver ingressado em uma chamada.

via canaltech.com.br/