SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3151-9551

Microsoft Edge vai avisar usuários quando uma senha vazar na internet

Funcionalidade exibe alerta quando uma senha salva for encontrada em um banco de dados de violações conhecidas

Cada vez mais, a Microsoft investe em funcionalidades para que o Microsoft Edge se torne competitivo no cenário dos navegadores disponíveis. Desta vez, uma nova opção de segurança foi disponibilizada – e pode ser bem útil.

Para ajudar os usuários na proteção de seus dados, o Microsoft implementou no Edge um novo sistema para monitorar as senhas salvas no navegador. A função compara as credenciais utilizadas com um grande banco de dados de violações conhecidas. Caso alguma correspondência seja encontrada, o utilizador é avisado imediatamente.

Com isso, o Edge se junta ao Google Chrome e Firefox ao oferecer um sistema que ajuda na proteção das senhas dos usuários que utilizam o navegador. O recurso, conhecido como “Password Monitor”, pode ser ativado nas versões Edge Dev e Canary do software – ambos em fase de testes.

Se você já utilizar uma das versões e quiser testar o novo recurso, basta se certificar de que o software está atualizado e seguir os passos:

- Inicie o navegador;
- Clique no ícone de reticências localizado no conto superior direito;
- Selecione ‘Configurações’;
- Escolha ‘Perfis’ e, em seguida, ‘Senhas’;
- Aqui, basta ativar a opção ‘Mostrar alerta quando as senhas forem encontradas em um vazamento online’.
A partir de agora, sempre que o Edge detectar um possível comprometimento de senha, vai exibir um alerta. Após o aviso, o usuário terá a opção de alterar o dado ou ignorar a recomendação de trocar a credencial.

Como dito, a funcionalidade está disponível para versões do navegador que ainda estão em testes. Por esse motivo, é comum que erros possam acontecer durante sua utilização. Ainda não há uma data específica para o recurso ser disponibilizado para os utilizadores da versão padrão.

Via: TechDows olhardigital.com.br