SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3151-9551

Não, você não precisa decorar senhas como Hf1w-L3gF-j2Me; veja como fazer

Usar senhas para acessar emails, aplicativos, redes sociais e outros serviços digitais é fundamental para manter a segurança dos nossos dados, de acordo com os especialistas. Porém, outra dica de quem entende do assunto é usar combinações diferentes para cada serviço, dificultando assim a vida dos criminosos (e curiosos de plantão).

Nessas horas a recomendação é utilizar senhas fortes, que envolvem caracteres especiais, números, letras maiúsculas e minúsculas. Tudo junto. Agora, como lembrar das combinações para todos os serviços que usamos? Calma que tem jeito..

Como criar uma senha forte

Para facilitar, vários sistemas online oferecem no momento em que uma conta é criada (ou a pessoa solicita a troca da senha) as chamadas senhas sugeridas (do inglês, suggested password).

Chaves de acesso complexas são geradas automaticamente. Você pode usar esse recurso caso esteja sem criatividade para inventar combinações difíceis de serem adivinhadas.

Outra opção é usar programas que ajudam na criação dos códigos, como o LastPass, uma das plataformas mais populares. Ele é gratuito e permite criar senhas variadas, de 1 a 50 caracteres.

E para lembrar?

Não se preocupe que não será preciso lembrar das combinações, como ironiza o meme publicado pelo perfil @dudewithsign com a mensagem: “como eu deveria lembrar Hf1w-L3gF-j2Me como senha?”. O segredo está nos gerenciadores de senhas. Confira 3 gerenciadores para você usar no seu dia a dia:

  • 1Password (navegadores, Windows, Linux, macOS, Android e iOS) – Pago;
  • LastPass (navegadores, Windows, macOS, Android e iOS) – Versão grátis & Versão paga;
  • Bitwarden (navegadores, Windows, macOS, Linux, Android e iOS) - Versão grátis & Versão paga;

 

informações via uol.com.br/tilt