SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3151-9551

Notebook: como preservar e aumentar a vida útil da bateria

Baterias sofrem perda gradual da capacidade, mas existem alguns cuidados que ajudam a ampliar a durabilidade e trabalhar mais tempo longe da tomada

Por Shoptime

Toda bateria de notebook sofre perda gradual de sua capacidade, depois de algum tempo de uso intenso. Mas existem alguns cuidados que você pode tomar, tanto para preservar a durabilidade da bateria e do computador, como um todo, assim como para poder trabalhar longe da tomada por mais horas. Veja as dicas do Shoptime a seguir.

1- Evite calor excessivo

O maior inimigo das baterias de lítio, que são usadas em notebooks, smartphones e outros eletrônicos, é o calor. As altas temperaturas prejudicam o desempenho e impedem que o aparelho trabalhe em sua melhor performance, além de acelerar a sua degradação.

Por isso, evite usar o notebook na cama, no sofá, em cima de um cobertor ou almofada, pois os tecidos podem bloquear o fluxo de ar sob a máquina, onde os pequenos apoios criam espaço de ventilação.

O superaquecimento pode provocar travamentos do computador, o que, se acontecer de forma recorrente, vai reduzir a vida útil e comprometer o hardware e a bateria. O ideal é trabalhar em uma mesa plana ou em mesinhas apropriadas para notebook. Você também pode investir em suportes com cooler, para baixar a temperatura do equipamento durante o uso. É só ligar em uma saída USB.

2- Evite carregadores sem marca

Se precisar comprar um carregador e fonte novos, prefira um modelo original do seu notebook ou de uma marca recomendada. Tenha atenção aos dados de voltagem e amperagem de saída (ou “output”), que precisam ser iguais ou muito próximos do indicado pelo fabricante, para reduzir riscos de acidente, sobrecarga, superaquecimento e outros danos na máquina.

3- Não deixe a bateria descarregar

A medição da bateria de um notebook é feita em ciclos: deixar a carga zerar, a ponto do computador desligar, significa encerrar um ciclo. De acordo com teste realizado pelo site batteryuniversity.com, com 300 ciclos de descarga completa, a bateria perde 30% da sua capacidade.

Por isso, evite trabalhar com seu notebook com a bateria abaixo de 20%, para não correr o risco de drená-la completamente e aumentar a perda da capacidade.

4- Nem sempre na tomada

Em razão das novas tecnologias empregadas na fabricação das baterias, alguns fabricantes, como a Apple, sugerem alternar o uso do notebook na bateria e ligado na tomada. Dessa forma, o componente mantém-se calibrado e você elimina uma fonte de aquecimento da máquina, uma vez que o notebook sempre ficará mais quente enquanto estiver carregando. Então, evite trabalhar com o computador portátil 100% do tempo ligado na energia.

5- Não guarde o notebook com a bateria zerada

Você estava seguindo as nossas dicas, mas precisou esticar o uso do notebook longe da tomada e a bateria acabou. Mas tudo bem, você conseguiu finalizar o que precisava fazer. Agora, pode guardar o computador e só usá-lo de novo depois das férias, certo?

Nada disso. Nunca deixe o computador parado e sem bateria por muitos dias. O mais recomendado é dar uma carga e desligá-lo depois. Mesmo em um notebook desligado ou em repouso, a bateria vai perdendo energia ao longo do tempo. O melhor é evitar que mais um ciclo da bateria se encerre.

E agora, confira algumas dicas rápidas para fazer com que a bateria do notebook dure algumas horas a mais todos os dias.

- Utilize um papel de parede escuro e escureça a tela do notebook, para reduzir o consumo de energia com o brilho do display

- Evite conectar o celular para carregar no computador, assim como periféricos e outros dispositivos, enquanto você estiver longe de uma tomada

- Desabilite Wi-Fi e Bluetooth do notebook se não estiver usando, pois as funções ficam tentando buscar um sinal

- Mantenha seu notebook organizado: apague sempre arquivos já utilizados ou salve em um HD externo. Computador com armazenamento cheio consome mais energia

- Por fim, verifique o modo de energia ou da saúde da bateria do seu notebook. Escolha sempre o modo Equilibrado e o Carregamento otimizado da bateria.

Fonte: techtudo.com.br