SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3779-0196

A velocidade da memória RAM melhora a performance do computador?

A memória RAM pode dar um nó na cabeça de muita gente. É fácil se perder quando o assunto passa por densidade e velocidade da memória, DDR e latência. Ainda assim, ela é o melhor remédio para computadores lentos e entender a diferença entre mais capacidade de RAM ou mais velocidade de RAM pode definir uma boa ou má decisão de compra.

A maioria dos usuários entende que quanto mais memória RAM, maior a capacidade de processamento de dados do computador. A sigla significa Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório, em tradução livre). Basicamente, o dispositivo é o responsável por armazenar informações que estão sendo processadas pela CPU.

Dentro da RAM existem chips que guardam dados temporariamente. Cada posição dos chips é marcada com um endereço – assim, o processador consegue localizar e se comunicar com elas. Funciona da seguinte maneira: quando um programa necessita de um dado armazenado, o processador indica qual endereço da RAM deve ser lido.


Enquanto isso, entender a velocidade de RAM gera um pouco mais de dor de cabeça. Aqui, é preciso levar em consideração a versão DDR da memória que seu computador usa. E vale um spoiler: apesar disso, a velocidade de RAM é menos vital do que as fabricantes gostariam que você soubesse.

O que é a velocidade de RAM?

A velocidade do módulo de memória RAM é a capacidade de transferência de dados. Quanto maior o número, mais rápido o seu computador pode armazenar e recuperar as informações da memória. O DDR entra na operação para melhorar o desempenho do módulo. Só que cada computador pode ter uma versão de DDR diferente.

Atualmente, estamos no DDR4 que atinge uma velocidade que varia de 2.133 MT/s (milhões de transferências por segundo) a 3.000 MT/s. Computadores mais antigos rodam a versão DDR3, cuja velocidade varia de 1.066 MT/s a 1.866 MT/s.

É importante ressaltar que isso não significa que seu computador vai funcionar na velocidade máxima do DDR. Se a CPU ou a placa-mãe do dispositivo só consegue suportar memórias de 2.000 MT/s, o sistema não dará suporte para velocidades superiores.

A nomenclatura para entender a velocidade do módulo de RAM é um tanto complicada. Por exemplo, na imagem abaixo você vai acabar se deparando com uma sopa de letras e números:

Esta é uma tecnicalidade baseada na antiga expressão de dados bit e byte – um byte equivale a oito bits. No exemplo, o DDR de 1.600 MT/s está representado em milhões de bytes por segundo. Já o PC3 12.800, expresso em milhões de bits por segundo. São duas maneiras de expressar a mesma coisa – se você multiplicar 1.600 por 8, vai obter o valor de 12.800.

Novamente: quanto maior o DDR, mais rápido o seu computador pode armazenar e recuperar as informações da memória.

Latência de memória

Além da taxa de velocidade, cada módulo de RAM também acompanha a chamada latência de memória. Ela é representada por uma sequência de quatro números, como 5-5-5-15. A latência é a quantidade de tempo que um módulo demora para acessar seu próprio hardware, pegar os dados e entregâ-lo ao processador.

Quanto maior a qualidade do RAM, mais baixa é a sua latência. Neste caso, uma sequência como 2-2-2-12 é melhor que 9-9-9-24.

Ainda assim, as diferenças de latência são tão minúsculas que, a menos que você execute operações de servidor ou opere várias máquinas virtuais, é improvável que note alguma diferença.

Como tudo isso afeta meu computador?

Se você é um usuário comum e chegou ao fim deste texto, a conclusão é de que a velocidade da memória RAM não significa muito para o seu computador. Enquanto uma memória RAM mais rápida e com baixa latência vai melhorar a performance técnica do dispositivo, é provável que você não note a diferença em tarefas do cotidiano.

Para quem entende do universo nerd, vai uma referência: é como comparar o Data de Star Trek com o C3P0 de Star Wars – se um calcula as chances de sobrevivência em um bilionésimo de segundo e o outro demora dois bilionésimos de segundo, realmente importa para qual deles você pergunta?

Um módulo de memória RAM mais rápido é bom para gamers ou pessoas que operam máquinas que acessam múltiplos pontos, como um servidor web de alto tráfego. No primeiro caso, o dispositivo consegue melhorar gráficos e aumentar a taxa de quadros por segundo.

Na maioria dos casos, vale mais a pena investir em mais memória RAM. Se você está em cima do muro entre comprar 8 GB de RAM DDR4 de 3.200 MHz ou um dispositivo com 16 GB DDR4 de 2.400 MHz, a segunda opção é melhor financeiramente falando.

Para navegação na internet, mais RAM pode significar menos risco do computador travar, aprimorando a execução de multitarefas e respostas quase imediatas de navegadores, mesmo com muitas abas abertas. Enquanto isso, mais velocidade de RAM atribui ganhos de desempenho quase imperceptíveis para o usuário comum.

Fonte: How To Geek | Via https://canaltech.com.br/hardware