SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3779-0196

Cinco atalhos úteis, mas pouco conhecidos do Windows 10

Atalhos do teclado podem maximizar o uso do tempo no computador

Por Gabrielle Ferreira, para o TechTudo

A Microsoft adiciona atalhos padronizados em todas as edições recentes do Windows, mas eles não são muito conhecidos por usuários do sistema. É possível, por exemplo, acessar programas fixados na barra de tarefas mais rapidamente por meio do teclado e, assim, poupar tempo de uso no computador. Além disso, o sistema operacional permite que o usuário personalize seus próprios atalhos para economizar tempo e poder memorizar com maior facilidade os comandos. Confira a seguir cinco atalhos de teclado pouco conhecidos mas úteis do Windows 10.

Windows permite configurar atalhos personalizados no sistema — Foto: Carolina Oschendorf/TechTudo
Windows permite configurar atalhos personalizados no sistema — Foto: Carolina Oschendorf/TechTudo

1. Listas de início rápido

É possível adicionar atalhos à barra de tarefas para economizar tempo e ganhar mais agilidade na hora de abrir arquivos. A opção está presente na lista de opções acessada a partir de um programa fixado na barra. Ela exibe os últimos projetos feitos dentro do software, de forma que é possível selecionar rapidamente o documento desejado, sem precisar buscá-lo nas pastas do computador.

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do programa na barra de tarefas;

Escolha o programa no qual se deseja utilizar — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira
Escolha o programa no qual se deseja utilizar — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

Passo 2. Em seguida, selecione o documento que deseja abrir na lista de opções;

O sistema exibe uma lista com os últimos documentos abertos no programa — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira
O sistema exibe uma lista com os últimos documentos abertos no programa — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

Passo 3. É possível fixar um documento no topo da lista de opções selecionando o ícone de pin à direita do nome do arquivo desejado. A função é ideal para pinar um documento muito utilizado pelo usuário.

É possível fixar um documento para que ele apareça sempre — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira
É possível fixar um documento para que ele apareça sempre — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

 

2. Iniciar atalhos da barra de tarefa com atalhos de teclado

O Windows tem uma função pouco escondida que permite abrir programas fixados na barra de tarefas a partir de atalhos no teclado, sem precisar do mouse. Saiba como usá-la no passo a passo abaixo.

Passo 1. Para abrir um programa na barra de tarefas, pressione as teclas Win + T ao mesmo tempo. A tecla Win é representada no teclado pelo ícone do Windows. Em seguida, pressione Enter para abrir a primeira opção de programa fixado na barra;

A primeira opção a aparecer será o primeiro programa à esquerda — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira
A primeira opção a aparecer será o primeiro programa à esquerda — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

Passo 2. Caso o programa desejado não seja o primeiro da barra, pressione novamente o comando Win + T, até chegar à aplicação que queira abrir. É necessário, posteriormente, apertar Enter para abrir o programa.

Escolha o programa desejado e aperte Enter — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira
Escolha o programa desejado e aperte Enter — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

 

3. Configure atalhos de teclado próprios

Apesar do Windows oferecer atalhos de teclado padronizados, é possível personalizar novos comandos para acessar um programa específico de forma prática. Uma dica útil é colocar a primeira letra do programa como tecla de atalho, para facilitar a memorização.

Passo 1. Com o botão direito do mouse, selecione o ícone do programa escolhido e, no menu que aparece, pressione a opção “Criar Atalho”;

 Crie um atalho do programa na área de trabalho — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira
Crie um atalho do programa na área de trabalho — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

Passo 2. Uma novo ícone do programa será criado. Clique com o botão direito sobre ele e selecione “Propriedades”;

 No menu Propriedade é possível criar atalhos de teclado — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira
No menu Propriedade é possível criar atalhos de teclado — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

Passo 3. Na janela que abre, acesse a aba “Atalho”;

 Procure pela aba de atalhos — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira
Procure pela aba de atalhos — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

Passo 4. Vá até a opção “Tecla de Atalho” e digite a tecla desejada para servir de atalho para o programa. Aqui, a tecla escolhida como exemplo foi o P. O sistema automaticamente cria o atalho “Ctrl + Alt + tecla escolhida”.

 O atalho funcionará no formato "Ctrl + Alt + tecla" — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira
O atalho funcionará no formato “Ctrl + Alt + tecla” — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

 

4. Configure o Menu Enviar

 

Outra opção para maximizar o uso de seu tempo e manter o computador organizado com a criação de pastas de acesso rápido. Esse recurso reúne os arquivos mais usados e cria atalhos de teclado para acessá-los a partir da opção “Enviar Para…”

Ela é acessada após clicar sobre um arquivo, e sua função é encaminhar os documentos diretamente para um caminho específico no PC. Saiba como incluir a pasta de acesso rápido na lista de opções de envio, para que possa enviar arquivos de forma rápida para a pasta.

Passo 1. Crie uma pasta para seus arquivos mais usados e faça o atalho personalizado de teclado, seguindo as instruções do tópico anterior. Depois, copie a pasta criada;

 Crie uma pasta com atalho acesso rápido — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira
Crie uma pasta com atalho acesso rápido — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

Passo 2. Busque na barra de pesquisa por “Executar”, e selecione a opção correspondente;

 A Barra de Pesquisas é a barra que fica no canto inferior esquerdo da tela — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira
A Barra de Pesquisas é a barra que fica no canto inferior esquerdo da tela — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

Passo 3. No Menu Executar, digite o comando “shell:sendto” (sem aspas) e pressione “Ok”;

 O comando irá abrir a janelas de destinos do "Enviar Para" — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira
O comando irá abrir a janelas de destinos do “Enviar Para” — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

Passo 4. O explorador de arquivos abrirá uma janela contendo todas as opções que aparecem no menu “Enviar Para”;

 Janela mostra os destinos de envio existentes — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira
Janela mostra os destinos de envio existentes — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

Passo 5. Cole a pasta na página para que ela seja listada nas opções do menu “Enviar Para”;

 A opção de colar também pode ser utilizada pelo atalho "Ctrl + V" — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira
A opção de colar também pode ser utilizada pelo atalho “Ctrl + V” — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

Passo 6. Para ter certeza que a configuração foi bem feita, selecione um documento qualquer e clique com o lado direito do mouse e confira se na seção “Enviar Para” a opção da pasta aparecerá.

 Confira se a pasta criada aparece na opção de destinos — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira
Confira se a pasta criada aparece na opção de destinos — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

 

5. Acesso Rápido ou Meu Computador?

 

O Windows 10 exibe uma página com documentos e pastas mais acessados no sistema ao abrir o menu de arquivos. A funcionalidade pode ser útil para quem deseja acessar rapidamente seus arquivos, mas se você criou atalhos rápidos com os documentos mais utilizados, tal função pode não ser tão necessária. Ao contrário, a janela de arquivos pode ser utilizada como forma de acesso aos arquivos acessados raramente, ou através da visualização normal por pastas e subpastas.

Passo 1. Para alterar os arquivos iniciais exibidos, abra o menu de arquivos e vá até a aba “Exibir”. Em seguida, selecione “Opções”;

 Abra o Explorador de Arquivos do computador — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira
Abra o Explorador de Arquivos do computador — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

Passo 2. Na nova janela que se abre, acesse a aba “Geral” e, depois, selecione a opção “Abrir Explorador para:”. Escolha “Meu computador” e pressione “Ok”. O explorador de arquivos sairá do modo acesso rápido.

 As pastas exibidas serão agora ordenadas por seu lugar de origem — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira
As pastas exibidas serão agora ordenadas por seu lugar de origem — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira