SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3779-0196

Começando 2019 bem: Veja 7 novidades em teste que devem melhorar o WhatsApp

Getty Images/iStockphoto

Modos noturno e férias são algumas das novidades em teste

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

WhatsApp costuma fazer uma série de testes antes de implantar uma melhoria no serviço de mensagens. Muita gente nem faz ideia, mas a empresa permite que os usuários acessem todas as novidades um bom tempo antes.

Estou falando das versões beta para o Android e iPhone. Qualquer um pode utilizá-las. No entanto, você precisa saber que algumas falhas podem ocorrer no dia a dia, já que se tratam de versões de testes do WhatsApp.

Dito isso, separamos a seguir alguns recursos que foram bastante falados ao longo do ano e que prometem tornar o aplicativo bem mais legal em 2019.

Como o WhatsApp não costuma comentar oficialmente o que tem preparado de novidade, a lista contou com ajuda de fontes não oficiais – mas que costumam acertar.

Emojis atualizados

Agora em dezembro, o WhatsApp começou a testar novos designs para os seus emojis em sua versão pra Android. Ao que tudo indica, serão 357 carinhas e objetos repaginados.

Reprodução/WABetaInfo

Limite de mensagens encaminhadas

O WhatsApp parece que vai diminuir o número de contatos com quem você pode compartilhar uma única mensagem. Atualmente, o limite é de 20 pessoas ou grupos.

Caso a mudança seja implantada, cada usuário só poderá compartilhar uma mensagem com até cinco contatos por vez.

Essa redução já havia sido implantada na Índia, depois que notícias falsas levaram ao linchamento de diversas pessoas pelo país.

Mas parece que todo o mundo deve receber essa novidade em breve. Os testes começaram a ser feitos em dezembro.

Atalho para mensagem em grupo

O teste está sendo feito apenas no WhatsApp para Android. Ele envolve um novo atalho para facilitar as chamadas em grupo (de voz ou vídeo).

Hoje, o usuário precisa iniciar uma chamada com um único contato para só depois ir adicionando mais pessoas.

Com o novo atalho, que começou a ser testado em novembro, é só escolher as pessoas na hora e iniciar a chamada para todos ao mesmo tempo.

Wabetainfo

O símbolo do telefone com o + direciona para o novo recurso.

Prévia de vídeos na notificação

Esse teste é para quem usa iPhone. No mês passado, o WhatsApp tem testado exibir uma prévia do vídeo recebido já na notificação do celular.

Com isso, você não precisa entrar na conversa para ter uma ideia do conteúdo do vídeo.

Modo férias

Parece que vai ficar mais fácil esconder as conversas no aplicativo. O WhatsApp começou a testar um “modo férias” para todo mundo se desligar de vez do trabalho (ou dos milhares de grupos de família).

Quando você arquiva uma conversa, ela é automaticamente desarquivada quando tem uma nova mensagem.

Os testes mudam essa dinâmica. Caso o usuário ative o “modo férias”, as conversas arquivadas continuam na aba de arquivadas mesmo se alguém enviar algo dentro do chat.

Economia de bateria

Você já ouviu falar no “modo escuro”? Na prática, o dispositivo pega os aplicativos (ou o seu próprio sistema) e deixa tudo em tons de preto.

O WhatsApp começou a testar a função “apaga a luz” em setembro. Muitos usuários gostam do modo escuro para ter um descanso nos olhos da luz forte emitida pelo celular.

Selecionar tudo

A versão de teste 2.18.160, de maio deste ano, para o Android trouxe um recurso de seleção de todas as conversas ao mesmo tempo na tela principal. Era só tocar nos três pontinhos e ir no “Selecionar tudo”.

Depois disso, era possível marcar tudo como lido ou arquivá-las de uma vez.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/