SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3779-0196

Como trabalhar com o Google Docs sem estar conectado à internet

Saiba como continuar a trabalhar em documentos do Google Docs mesmo sem ter conexão com a internet

Para editar um texto, trabalhar com planilhas ou realizar algumas atividades referentes a trabalhos, o Microsoft Office acaba sendo sempre uma das primeiras opções das pessoas. Apesar disto, existem outras soluções práticas para este tipo de tarefas como o Google Docs, mas que por padrão requer uma conexão com a internet para ser utilizado.

Felizmente, esta parte da conexão só é solicitada por conta de uma configuração padrão do Google, mas a suíte dele também pode ser utilizada sem possuir uma conexão com a internet. A seguir, veja como usar a suíte do Google Docs sem precisar estar conectado à internet no computador.

Fazendo a instalação de uma extensão

O primeiro passo para essa tarefa se tornar possível é realizar o download e a instalação de uma extensão oficial do Google no navegador Chrome. Confira:

  1. 1- Acesse este link para realizar o download do Google Docs Offline;

    Reprodução

  2. 2- Na mensagem que aparece, clique em “Adicionar extensão”.

    Reprodução

 

Como trabalhar com arquivos do Google Docs offline

Agora que a extensão está habilitada, é necessário realizar mais uma configuração para que seus arquivos possam ser acessados sem a conexão com a internet. Veja como é feito este processo:

  1. 1- Acesse este link para acessa a página inicial do Documentos do Google e clique no ícone representado por “três linhas”;

    Reprodução

  2. 2- No menu que surge, clique em “Configurações”, que está ao lado de uma engrenagem;

    Reprodução

  3. 3- Na janela, deixe a chavinha do “Off-line” habilitada e aguarde o processo ser realizado. Quanto mais documentos você possui, mais ele deve demorar;

    Reprodução

  4. 4- Clique em “Ok”.

Depois de ter realizado estas etapas, você não precisará estar conectado à internet para continuar a editar um documento. E, assim, logo que você voltar a se conectar com a internet, todas as mudanças feitas serão salvas na nuvem.

Caso você utilize o Google Drive, através do aplicativo Backup e sincronização, você ainda poderá abrir com mais facilidade os arquivos que estão na máquina e sincronizados com o serviço na nuvem.

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais