SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3779-0196

Entenda o phishing e saiba o que fazer quando receber um e-mail desses

Phishing

Diariamente milhares deles são enviados, contaminando computadores e ganhando dinheiro por falsas ameaças

Tantas vulnerabilidades de segurança cibernética existem na internet hoje em dia que não é incomum receber um e-mail com um link suspeito. No entanto, em casos de phishing e chantagem é bom saber o que fazer. Não é raro criminosos enviarem e-mails dizendo que “invadiram seu aparelho e te filmaram vendo pornografia” ou que tem “informações comprometedoras” sobre você, e exigir um pagamento em troca do silêncio.

Poucas pessoas fazem o pagamento solicitado. No entanto, como o custo de enviar milhões de e-mails de spam é basicamente zero, qualquer pagamento é um lucro fácil. Embora seja geralmente seguro ignorar e-mails de spam como esse, algumas pessoas preferem ter garantias de que eles não estão falando a verdade.

Quase sempre é possível checar se isso não passa de uma mentira apenas pesquisando na web por uma ou duas frases do conteúdo. Um spam aleatório provavelmente não tem muito sucesso, então os pretensos chantagistas tentam personalizar seus ataques de diversas maneiras. As mais comuns são a falsificação do remetente do e-mail (spoofing), para que pareça vir de sua conta, incluir uma senha sua ou um de seus números de telefone.

Sua senha pode ter sido exposta em uma ou mais violações dos bancos de dados de serviços online, que são comuns. Você pode verificar, digitando seus endereços de e-mail no site, HaveBeenPwned? No momento ele lista 5,7 milhões de contas de 339 sites que foram alvos. Se alguma informação sua aparece lá, então você deve alterar a senha que usou, e se ela se repetir em outros sites, é melhor alterá-las também. Aliás, nunca repetir senhas é uma das formas de aumentar sua segurança na rede.

A melhor maneira de lidar com phishing e outros e-mails com spam é excluí-los imediatamente. Não os abra, não responda, não leia nem baixe nenhum documento que possa estar anexado a eles, não clique em nenhum link, não insira informações em websites indicados por essas mensagens e, definitivamente, não envie dinheiro algum a ninguém. Também tenha em mente que e-mails de spam e phishing podem incluir tentativas de infectar seu computador com malware. É por isso que você deve manter seu software antivírus e seu sistema operacional atualizados.

Via: The Guardian https://olhardigital.com.br