SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3151-9551

O que é PIX e como usar

Uma maneira nova e muito mais fácil de pagar e receber dinheiro, em segundos, criada pelo Banco Central.

É rápido: transferências acontecem em até 10 segundos, para qualquer banco.

É seguro. todo processo é digital e criptografado pelo Banco Central. Você pode receber informando sua chave Pix, que pode ser seu telefone, CPF, CNPJ ou até e-mail – ou seja, recebe sem passar dados bancários.

A qualquer hora: esqueça dias úteis: transferências 24h, todo dia, incluindo feriados. Mais prático do que TED, DOC e também boleto.

Grátis para pessoas, barato para empresas: sem custo para pessoas físicas, para qualquer banco. Para empresas, custo menor que outros meios de pagamento.

COM O PIX VOCÊ PODE: Transferir e receber dinheiro na conta em segundos. Serve como alternativa mais rápida (e gratuita para pessoas físicas) do que TED e DOC. Você pode também pagar uma conta na hora, ao invés de pagar boleto, que demora até 3 dias para compensar. Ou pagar uma compra no mercado utilizando o Pix, ao invés de passar o cartão.

O QUE É A CHAVE PIX? É um apelido da sua conta: ao invés de receber dinheiro informando agência, conta, nome completo e tudo mais, você poderá receber um Pix passando só seu telefone, CPF ou e-mail. Para isso, um destes dados tem que ser cadastrado como chave. Vale reforçar que a chave é só para facilitar o processo, você não precisa criar uma para utilizar o Pix. Pessoas físicas poderão registrar até cinco chaves por conta, enquanto pessoas jurídicas poderão registrar até vinte chaves.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PIX, TED e DOC? Pix: cai em segundos, a qualquer dia e hora, gratuito (pelo menos no Nubank). TED: cai na hora somente em dias e horários úteis, grátis no Nubank mas geralmente custa em torno de R$15 em bancos. DOC: cai somente no próximo dia útil, geralmente custa em torno de R$5 em bancos.

É VERDADE QUE SÓ ALGUNS BANCOS VÃO OFERECER PIX? Todas as instituições com mais de 500 mil clientes devem oferecer o Pix como um meio de pagamento – essa é uma regra do Banco Central. As que tiverem um número de clientes menor podem ou não oferecer o Pix.

O PIX É MESMO DE GRAÇA? Para usuários pessoa física, sim, é gratuito. Não é necessário pagar para receber ou enviar um Pix. Para empresas, vale checar se sua instituição financeira cobra pelo Pix.

via https://blog.nubank.com.br/