SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3151-9551

Perdeu o acesso? Saiba como tentar recuperar a sua conta do Google

Perder o acesso à sua conta do Google, que inclui o Gmail e vários outros serviços, pode ser uma experiência incrivelmente frustrante para o usuário. Várias pessoas têm suas contas bloqueadas após simplesmente esquecerem a senha. Alguns, inclusive, não conseguem restabelecer o acesso.

A boa notícia, é que a gigante de buscas fornece alguns métodos que podem ajudar a resolver e principalmente prevenir esse problema. De início, aqui vão duas sugestões:

  • Efetue backups regulares: saiba que o Google oferece um meio para baixar todos os seus dados, se trata da ferramenta Takeout. Com ela, você pode baixar os dados de todos os seus aplicativos do Google. O formato e o tamanho do download varia conforme a quantidade de informações que pretende salvar. Para saber como funciona, acesse esse tutorial.
  • Mantenha sua antiga senha salva: uma das formas do Google checar a sua identidade é pedindo que digite uma senha anterior. Portanto, sempre que alterar a sua senha atual, mantenha um registro da antiga em algum lugar seguro.

Verifique as opções de recuperação

Outra prática que pode ajudar em caso de bloqueio é fornecer as informações de recuperação ao Google com antecedência. Dessa forma, caso precise verificar a sua identidade no futuro, suas opções de recuperação da conta aumentam. Para isso, siga os passos abaixo.

Vá para a página principal da sua conta (myaccount.google.com) e clique em ‘Segurança’ na coluna da esquerda. Role para baixo até ‘Maneiras de verificar a sua identidade’. Por aqui, você verá se já registrou um número de telefone, um e-mail secundário de recuperação e uma pergunta de segurança (vale destacar que o Google não oferece mais suporte para perguntas de segurança).

Como configurar um e-mail de recuperação

Sua conta de recuperação pode ser outra conta do Gmail ou de um serviço diferente, como o Outlook, por exemplo.

Na seção ‘Maneiras de verificar a sua identidade’, clique na seta ao lado de ‘E-mail de recuperação’. Digite o endereço de e-mail escolhido e clique em Verificar.

Em seguida, o Google enviará um código de verificação de seis dígitos para o e-mail informado. Copie esse código e volte para a página de recuperação para inseri-lo. (Você tem 24 horas antes que o código expire). No fim, um pop-up indicará que o seu e-mail de recuperação foi verificado com sucesso.

Adicione um número de telefone de recuperação

Volte à seção ‘Maneiras de verificar a sua identidade’, clique em ‘Telefone de recuperação’ e digite o número do seu telefone na caixa de texto.

Assim como no cadastro do e-mail, o Google enviará uma mensagem de texto com um código de verificação para o número escolhido. Insira-o na caixa pop-up para finalizar o processo.

Quando registrou a sua conta?

O Google também pode perguntar a data aproximada de quando foi que você criou a sua conta no Gmail. Se deseja verificar, talvez a maneira mais fácil é encontrar os seus primeiros e-mails (obviamente isso funciona apenas se você ainda tiver acesso à conta e se os seus e-mails antigos ainda estiverem salvos).

No Gmail, procure no canto superior direito pelo número de e-mails. Clique nele e na opção ‘Mais antigas’.

Agora, seus e-mails estão classificados na ordem do mais antigo ao mais recente, o que deve dar pelo menos uma ideia de quando você iniciou a conta.

Saiba que o Google também possui uma página com outros conselhos para aqueles que estão com problemas para acessar a sua conta. Um último recurso é o serviço de recuperação de contas do Google, que faz uma série de perguntas de segurança que podem restabelecer o acesso. No entanto, saiba que as opções podem ser bastante limitadas caso não tenha ativado antes as opções de verificação citadas anteriormente.

 

via https://olhardigital.com.br/