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Quais providências devem ser tomadas em caso de perda, furto ou roubo do smartphone?

A primeira medida a ser tomada se o seu celular for furtado ou roubado, ou mesmo em caso de perda do aparelho (estando o aparelho desbloqueado ou não), é apagar os dados remotamente.

Isso pode ser feito acessando as páginas que a Apple (no caso de iPhones) e o Google (para o sistema Android) criaram para localizar dispositivos perdidos.

Somente depois de fazer isso é que você deve comunicar a operadora sobre o ocorrido, para o bloqueio imediato do chip e do Imei (Identidade Internacional de Equipamento Móvel). Se você acionar a operadora antes de deletar os dados, sua linha será cancelada e seu smartphone ficará sem internet, de modo que não receberá o comando para limpar o dispositivo.

Além disso, é recomendável entrar em contato com os seus bancos (se tiver conta em mais de um) para o bloqueio dos aplicativos e das contas. Também é importante que seja registrado um boletim de ocorrência.

Obviamente, é imprescindível trocar as senhas e as configurações de autenticação das contas e dos aplicativos instalados no smartphone, incluindo redes sociais e e-mail.

Existe uma ferramenta chamada Registrato, que é do Banco Central. É recomendável acessá-la para verificar se os seus dados não foram utilizados para abertura de contas, empréstimos ou outros fins semelhantes.

via olhardigital.com.br