SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3151-9551

Quais são as principais novidades do Firefox 78

O navegador da Mozilla para computador foi atualizado e conta com algumas pequenas funções novas. Saiba o que mudou nele!

Apesar de ter perdido um pouco de espaço para novos concorrentes como o Microsoft Edge, o Firefox ainda é utilizado amplamente nos computadores por muitas pessoas. Por sua vez, nesta semana, a Mozilla lançou uma atualização para o seu navegador, que agora está na versão de número 78.

Como é de costume da empresa, a nova versão deste navegador, é claro, traz algumas novidades pequenas, mas que ainda assim são interessantes. A seguir, confira quais foram as principais novidades do Firefox 78 para computadores.

Onde baixar ou como atualizar o Firefox

A nova versão do navegador Firefox já pode ser baixada através de seu site oficial por meio deste link. Já quem para quem precisa apenas atualizar o navegador, basta abri-lo normalmente e acessar a função “Sobre o Firefox”, que fica dentro de “Ajuda” no seu menu principal acessado pelo botão representando por “três linhas”, assim como mostra a imagem abaixo.

Painel de proteções

Já faz algumas versões desde que a Mozilla vem investindo na questão da privacidade de seus usuários, mas o Firefox 78 agora tem um menu mais dedicado para isto. Acessado por seu menu principal (representado por três linhas), como você vê na imagem abaixo, o Firefox mostrará a informação de quantos rastreadores foram bloqueados durante a semana para manter a sua privacidade.

Além do caminho mostrado acima, este novo painel do navegador também pode ser acessado pelo endereço “about:protections”. Não apenas isso, por lá, você também encontra a ferramenta “Password Monitor”, que pode ser configurada para monitorar as suas senhas e informar se elas foram ou não comprometidas.

Resolução de problemas facilitada

Para resolver alguma configuração mal efetuada no navegador, muita gente utilizava o instalador do Firefox para fazer uma nova instalação “limpa”, que teria as suas configurações resetadas. Apesar do processo não ser errado, o Firefox percebeu que seus usuários estavam fazendo isto e, agora, o seu instalador tem a função de “atualizar” o navegador.

Já quem quiser resetar as configurações do Firefox do jeito mais “tradicional” poderá acessar o endereço “about:support” no navegador e usar a opção “Restaurar o Firefox…”, que já existia em versão anteriores do browser.

Fechar múltiplas abas mais fácil

Outra pequena mudança, mas que pode se mostrar útil, é uma nova opção que surge no menu de contexto (aquele aberto com o botão direito do mouse) nas abas. Assim, ao acessar este menu por ter clicado em uma aba, você tem as opções de “Fechar as abas à direita” ou “Fechar as outras abas”.

Melhorias para usuários com placas de vídeo da Intel

Uma melhoria mais específica, mas que deve ajudar muitas pessoas, é que a Mozilla melhorou o seu sistema de renderização de páginas para quem possui uma placa de vídeo da Intel. Assim, muitas pessoas que usam notebooks ou placas de vídeo integradas deverão notar que o Firefox utilizará melhor os recursos do computador, tendo menos lentidões e travamentos.

via https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/