SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3151-9551

‘Seu código de segurança mudou’ no WhatsApp: saiba o que significa o aviso

Mensagem pode ser exibida com mais frequência devido à implementação do recurso múltiplos dispositivos; saiba como desativar a notificação

Por Marcela Franco, para o TechTudo

O aviso, no entanto, pode ser exibido com uma frequência maior nos últimos dias mesmo que o contato não tenha reinstalado o aplicativo ou trocado de celular. Isso é uma consequência não intencional da implementação do recurso de múltiplos aparelhos, que permite acessar a mesma conta do WhatsApp em vários dispositivos mesmo quando o smartphone estiver sem conexão.

De acordo com o chefe de engenharia do WhatsApp Nitin Gupta, a mudança do código de verificação ocorre ao usar a função múltiplos aparelhos porque cada dispositivo possui uma chave de identidade próprio. Contudo, o WhatsApp desenvolveu a verificação automática dos dispositivos para silenciar notificações das alterações do código de segurança, então em breve os alertas devem parar ao acessar o WhatsApp Web num aparelho diferente.

“Nossa mudança futura só enviará notificações de código de segurança quando um usuário registrar novamente a sua conta, como acontecia antes”, afirmou Nitin Gupta no Twitter.

O que é o código de segurança no WhatsApp?

Toda conversa com seus contatos pelo WhatsApp apresenta um código de segurança único. Essa chave garante que chamadas e mensagens trocadas na conversa sejam protegidas com a criptografia de ponta a ponta. O código em questão fica localizado nos dados do contato, na coluna “Criptografia”.

A informação é representada por um QR Code ou por um código de 60 dígitos. O dado pode ser compartilhado entre os contatos para confirmar que a conversa está sendo criptografada. O código de segurança não é a chave em si, mas sim uma versão visível de uma chave especial compartilhada entre os usuários que estiverem trocando mensagens.

Para aqueles que preferem não serem incomodados com a notificação, é possível desativar o aviso de segurança do WhatsApp manualmente. Para isso, na página inicial do mensageiro, toque nos três pontos na vertical, localizado no topo da tela. Em seguida, vá em “Configurações” e, depois, toque em “Segurança”. Feito isso, desative a opção “Mostrar notificações de segurança”.

Com informações de WhatsApp via https://www.techtudo.com.br/