SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3151-9551

Sim, seu celular escuta suas conversas para te mostrar anúncios. E você autorizou isso.

Para faturar, Google, Facebook e outras big techs peneiram dados de seus usuários para a publicidade digital. Assim, cada pessoa recebe anúncios direcionados para o seu interesse.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, essas empresas não usam estratégias não-autorizadas para captar informações, como ouvir as conversas offline sem consentimento. É o oposto: muitas vezes, os próprios usuários dão permissão para que aplicativos e outros serviços conectados acessem a câmera, o microfone, a lista de contatos ou o GPS do smartphone.

Em alguns casos, a autorização é necessária para que certas funcionalidades das aplicações sejam executadas corretamente. Por exemplo: se você não autorizar o Instagram a usar o microfone, os vídeos captados pelo app saem sem áudio. Pronto: ele ganhou acesso ao seu microfone, mesmo em outras situações.

MAS É IMPORTANTE RESSALTAR! Um grupo de especialistas em ciência da computação testou, durante um ano, 17 mil aplicativos mais populares do Android, incluindo os do grupo Meta, como Facebook, Instagram e WhatsApp. Eles também analisaram se esses serviços mandavam informações para a rede social. A conclusão? Não há qualquer evidência de que esses apps usam o microfone para gravar ou enviar áudio sem a autorização do usuário.

via uol.com.br/tilt