SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3151-9551

Um terço das empresas globais já foram vítimas de ransomware, afirma estudo

Um relatório da International Data Corporation (IDC) afirma que um terço das maiores empresas do mundo já foram vítimas de ataques de ransomware nos últimos doze meses. A modalidade de cibercrime — o sequestro de dados sensíveis com devolução sob recompensa — já vitimou até instituições como o Ministério da Economia brasileiro e, ao que tudo indica, cresce em proporções assustadoras.

A IDC entrevistou 800 multinacionais com mais de 500 funcionários e descobriu que 37% das empresas entrevistadas foram vítimas de algum ransomware ou vazamento de dados. Os cibercriminosos retiravam, em média, 250 mil dólares por ataques bem-sucedidos, com algumas empresas chegando a pagar até um milhão de dólares nos resgates.

Dentre os principais alvos dos ataques estão grandes companhias dos setores de Manufatura e Finanças. Empresas de Comunicação, Mídia e Transporte eram as menos visadas pelos atacantes.

Segundo o estudo, parte das vítimas do cibercrime caíram na mesma categoria de golpe mais de uma vez.

Ransomware é o ‘inimigo do dia’ das empresas

A mesma pesquisa apontou um possível motivo dos golpistas investirem tanto neste ataque: de todo o terço das empresas vítimas de ransomware, apenas 13% delas não pagavam as extorsões.

Segundo o vice-presidente de produtos de cibersegurança da IDC, Frank Dickson, a modalidade de ataque evoluiu para se tornar a pior dor de cabeça dos crimes virtuais financeiros.

“O ransomware se tornou o inimigo do dia”, afirma o especialista. “Ele evoluiu em sofisticação, se movendo lateralmente, evitando detecções, roubando dados e aplicando extorsão multinível.”

As análises finais do relatório apontaram que empresas que investiram em projetos de transformação digital tendiam a cair em ataques de ransomware. Parte disso vinha da cultura de testes de segurança, submetendo sistemas a testes de estresse de ciberataques e maior colaboração com agentes públicos.

via olhardigital.com.br