SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3151-9551

Veja 4 dicas para garantir que está consultando fontes seguras:

1 – Confira o site que está se informando

A primeira dica do Google pode até parecer óbvia, mas com a quantidade de sites falsos, é importantíssimo conferir o site ou portal em que você está consultando. Também é essencial verificar de onde aquela informação foi tirada. Existe base para que o está descrito no texto? Vale consultar!

2 – Investigue a fonte

Continuando o tópico anterior, a busca por uma fonte segura é imprescindível para a obtenção de uma informação de qualidade. Quem está dizendo isso? Qual a qualificação ou motivação? Antes de confiar completamente no que leu, é importante conhecer se quem está te oferecendo aquela informação é, de fato, uma fonte segura.

3 – Busque outras informações

Essa estratégia funciona como uma espécie de comparação. Olhe outros sites que já conhece, busque outras fontes seguras que deram a mesma informação. Melhor ainda é quando diferentes sites estão em consenso sobre algo. Tente encontrar uma cobertura mais confiável, aprofundada e equilibrada.

4 – Busque o contexto original

A internet muitas vezes parece um “telefone sem fio” pois a informação nasce de uma maneira e morre de outra completamente diferente. Notícias pela metade podem mudar o contexto de uma informação, tenha certeza que você está lendo algo completo, que relate todo o contexto sobre aquele assunto em questão.

Pronto! Agora você já sabe quais as principais dicas do Google para ter certeza que está consumindo informações de qualidade em fontes seguras e, para saber mais dicas, você pode acessar o portal Google Contra Desinformação.

via olhardigital.com.br