SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3151-9551

WhatsApp ganha mensagens temporárias por padrão

Lucas Vinicius Santos via nexperts

Nesta segunda-feira (6), o WhatsApp começou a disponibilizar um recurso que permite padronizar mensagens temporárias em novas conversas. A novidade já estava em testes e apareceu com limitações anteriormente, mas agora pode ser adotada por qualquer usuário do aplicativo.

Basicamente, os usuários poderão definir que as mensagens sejam excluídas automaticamente em novas conversas e, inclusive, a Meta também disponibilizou mais opções de tempo para a exclusão. Agora, é possível configurar o timer para 90 dias, 7 dias ou 24 horas.

Mais opções de privacidade

Em novembro de 2020, a companhia já havia disponibilizado o recurso, contudo, a diferença da novidade é que os usuários poderão ativar a opção para uso automático em todos os novos chats — antes da nova atualização, o timer só permitia que as mensagens desaparecessem em 7 dias.

“De certa forma, isso elimina o climão que às vezes pode surgir quando você habilita essa configuração. Se eu ativá-lo em um chat hoje, fica aquela dúvida no ar: ‘por que você está ativando isso?’ Mas agora, se estiver ligado para a minha conta, as pessoas saberão que é assim que eu prefiro me comunicar em geral”, disse o gerente de produto do WhatsApp, Zafir Khan.

Como usar o modo padrão de mensagens temporárias

Para ativar a novidade em sua conta, basta seguir os seguintes passos:

  1. Entre em “Configurações”.
  2. Selecione “Conta”.
  3. Clique em “Privacidade”.
  4. Toque em “Duração Padrão”.
  5. Agora, é só ativar e escolher o tempo de exclusão: 24 horas, 7 dias ou 90 dias.

“Acreditamos que as mensagens temporárias e a criptografia de ponta a ponta são dois recursos fundamentais que definem o que é um serviço de mensagens privadas hoje e que nos aproximam um pouco mais da sensação de uma conversa em pessoa”, foi publicado no blog oficial do WhatsApp.

É importante destacar que ativar a nova opção não afetará as conversas existentes, assim, ao abrir um novo chat, será exibida uma notificação avisando que o recurso de exclusão de mensagens está ativado.  Porém, também é possível habilitar a funcionalidade em conversas antigas.

O novo recurso está sendo liberado gradativamente aos usuários de Android e iOS a partir de hoje (6).

Fontes: WhatsApp The Verge via tecmundo