SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3151-9551

WhatsApp: veja os 9 melhores recursos lançados em 2021

O mensageiro WhatsApp teve um 2021 conturbado, com altos e baixos. No lado negativo, ele continua ligado a esquemas de spam, golpes virtuais e espalhamento de desinformação — sem contar o escândalo da mudança dos Termos de Privacidade, que desabilitaria o mensageiro nos celulares de quem não aceitasse a novidade e obrigou a empresa a recuar da mudança.

Já no lado positivo foram várias as novidades que melhoraram a experiência do usuário, seja no aplicativo para dispositivos móveis Android e iOS, seja na versão desktop  ou web. A seguir, separamos algumas dessas novidades que colocaram o mensageiro mais popular do Brasil nas manchetes dos últimos meses.

1. Autenticação na versão web

Uma das primeiras novidades do mensageiro para 2021 foi a adição de desbloqueio por digital, rosto ou íris para o WhatsApp Web, que é a versão para navegadores do aplicativo.

A novidade apresenta mais segurança no pareamento com outros dispositivos e vai além da simples leitura de um QR code. A escolha da modalidade de desbloqueio depende das funções que estão disponíveis no seu smartphone, sem que o app faça o armazenamento desses dados no servidor.

2. Conexão em múltiplos dispositivos

Um dos recursos mais pedidos pela comunidade foi atendido em 2021. Trata-se da possibilidade de efetuar e manter o login em múltiplos dispositivos, o que permite a você não precisar parear a todo momento a conta entre um celular e um computador, por exemplo.

A novidade funciona em até 4 aparelhos simultaneamente, e as mensagens são sincronizadas em tempo real. Dispositivos sem registro de login em 2 semanas são desconectados para aumentar a segurança.

3. Acelerar áudio

Muita gente simplesmente não consegue mais pensar em ouvir áudios longos do WhatsApp sem essa função. A possibilidade de acelerar a reprodução de mensagens de voz no mensageiro foi liberada em maio de 2021, com a possibilidade de aumentar a velocidade em 1,5x ou 2x.

4. Mensagens temporárias

Uma das funções mais populares do rival Telegram finalmente chegou ao WhatsApp. Trata-se do envio de mensagens temporárias, que se autodestroem depois de um tempo pré-configurado pelo usuário.

Com a novidade, momentos particulares ou dados sensíveis podem ser compartilhados por tempo limitado, apagado completamente do sistema e do aparelho de ambos os envolvidos. Isso pode acontecer após uma visualização ou uma janela de tempo escolhida pelo remetente.

5. Sistema de pagamentos

É verdade que o sistema de pagamentos que permite o envio de dinheiro pelo WhatsApp não ficou popular, especialmente pela concorrência de serviços como o Pix, mas a plataforma finalmente conseguiu lançar o recurso em 2021.

Foi difícil tirar a novidade do papel: o Banco Central do Brasil suspendeu o recurso após o anúncio e só fez a liberação meses depois. Além da possibilidade, que é bastante intuitiva e ligada à carteira digital do Facebook, um botão de atalho foi adicionado ao chat. Só Brasil e Índia, por enquanto, têm acesso à novidade.

6. Backup criptografado

Em privacidade e segurança, o WhatsApp começou a disponibilizar no segundo semestre a criptografia também nos backups, armazenando com mais segurança as conversas e as mídias que podem ser usadas para recuperar chats e por quem está trocando de aparelho.

Ele também é de ponta a ponta, ou seja, sem intercepção possível por terceiros, com a chave de 64 dígitos armazenada apenas no dispositivo.

7. Transferência de conversas

Em setembro, o WhatsApp começou a implementar uma função que ainda precisa melhorar muito, mas ao menos ganhou os primeiros passos. Trata-se da transferência de conversas que faz a migração de mensagens e arquivos de áudio, fotos e vídeos de quem está trocando de celular.

O problema? Por enquanto, isso só funciona de dispositivos iOS para aparelhos Samsung com a versão 10 ou posterior do Android.

8. Guia de Negócios

Outro recurso que está em expansão é o diretório de negócios nas proximidades do usuário que utilizam o WhatsApp Business como forma de contato.

A novidade foi lançada apenas em São Paulo por enquanto, mas é uma boa forma de você encontrar restaurantes, lojas e outros estabelecimentos próximos. A função deve ser expandida para mais locais ainda em 2022.

9. Sugestão de figurinhas

O seu acervo de figurinhas (stickers) do WhatsApp está curto e você não encontrou o adesivo que desejava para enviar em uma conversa?

Em novembro deste ano, o mensageiro ganhou a opção de busca e sugestão de stickers, que usa termos para listar as melhores opções para você enviar (e depois salvar para uso posterior).

via https://www.tecmundo.com.br/