SEENS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
+55 (41) 3151-9551

Windows 11: meu PC vai rodar o sistema? Veja como verificar

A Microsoft finalmente revelou o Windows 11. Embora a empresa esteja oferecendo o sistema como uma atualização gratuita para os usuários do Windows 10 (e provavelmente também para quem ainda está rodando o Windows 7 e 8.1 ), você deve estar se perguntando se o seu PC vai atender aos novos requisitos do sistema.

Para responder à pergunta de forma simples, a Microsoft criou a ferramenta ‘Windows PC Health Check‘, um aplicativo que verifica automaticamente todos os componentes de hardware e emite uma mensagem que diz se o PC é compatível com o Windows 11.

Caso queira fazer o teste na sua máquina, basta baixar e executar a ferramenta. O primeiro passo é aceitar os termos de uso e clicar em ‘Install’. Em seguida, como na captura de tela abaixo, clique em ‘Finish’ para executar o aplicativo:

A boa notícia é que a maioria das pessoas que compraram um PC novo com Windows 10 já devem estar prontos para usar a próxima versão do sistema. Caso o seu PC não atenda aos requisitos, o aplicativo emite o seguinte alerta:

Compatibilidade com PCs antigos

A compatibilidade com computadores mais antigos era uma das vantagens de usar o Windows. Contudo, para o Windows 11 existem grandes mudanças previstas nos requisitos mínimos de sistema. Ter um processador 64 bits, por exemplo, agora é obrigatório (embora os aplicativos em 32 bits continuem funcionando).

Vale lembrar que as CPUs também precisam ter dois núcleos ou mais. Os requisitos de memória RAM e armazenamento interno também aumentaram para 4 GB e 64 GB, respectivamente. Parece que a regra geral dessa vez é: quanto mais antigo for o PC, maior será a probabilidade de não conseguir instalar o Windows 11.

Outro obstáculo será a exigência do recurso de segurança TPM 2.0 (embora seja possível usar a versão TPM 1.2), geralmente disponível apenas nos PCs mais novos. A placa de vídeo também deverá suportar obrigatoriamente a versão 12 da API (‘Application Programming Interface‘ ou Interface de programação de aplicações) gráfica DirectX.

Via: XDA23 https://olhardigital.com.br/